Gideão ao ser visitado pelo “anjo do Senhor”, faz duas grandes perguntas. Jz 6: 13-14.
Se Deus é conosco por que no sobreveio tudo isto? Porque o Senhor nos desamparou? Em primeiro plano ele não compreende a causa de tanto sofrimento acarretado sobre o seu povo. Isto demostra um desconhecimento do Deus de seus Pais, no segundo plano ele tenta transferir a responsabilidade para o Próprio Deus, pelo distanciamento e falta de comunhão com ele.
Deus responde a Gideão com uma exortação “vai nesta tua força”, Ou seja, não basta apontar o problema, precisamos fazer algo. Trocando em miúdos, Deus estava dizendo vai e faz a sua parte.
Com esta resposta Gideão não se deu por satisfeito, ele não compreendia que Deus estava sempre ali presente prova que no verso 10 ele envia um profeta anônimo para despertar o seu povo, mais o povo não deu ouvido. “…não destes ouvidos à minha voz” (Juízes 6:10).
A Segunda pergunta de Gideão está concentrada em sua condição, uma conquista impossível aos olhos humanos, demostrando o quanto a comunhão com Deus estava perdida...
“...Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai” (Juízes 6:15)”.
Agora Gideão questiona sobre com que ele livraria a Israel, pois, ele pensava que Deus precisava dos recursos financeiros ou humanos para poder livra a Israel.
A resposta de Deus para Gideão foi mais uma vez pedagógica. Deus disse que era pelo motivo da sua presença que os Israelitas seriam libertos. Ou seja, o segredo da vitória estava em Deus e não em Gideão.
A resposta as perguntas que Gideão fez ainda ecoa até os dias de hoje, perdemos tempo nos envolvendo com as coisas do dia a dia, que passamos a não ter tempo pra comunhão com Deus, isso nos faz crê em um Deus que fez milagre no passado mas não é capaz de fazer no presente, somos muitas vezes capazes de acusar O próprio Deus pela nossa incompetência e a nossa falta de fé, a resposta de Deus para tudo isso ainda é a mesma, "vai e faz a tua parte" vai na tua fé porque eu serei contigo, apenas não te desvie para a direita nem tão pouco para a esquerda...
Pense nisso!
Autor: Dellobato
Comentários
Postar um comentário
"Deixe seu comentário e compartilhe suas reflexões! Sua opinião é muito importante para nós e pode edificar outras vidas. Por favor, mantenha um tom respeitoso e construtivo ao interagir."