O Que Tem Valor Diante Dele?
"Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus" (Romanos 3:23-24).
Sempre que subimos em uma balança, muitas vezes desejamos ver um número menor e nos alegramos ao perceber que eliminamos o excesso de peso. Associamos essa perda a um estilo de vida mais saudável. Mas você já parou para pensar que Deus também tem uma balança?
Todos nós um dia teremos de nos apresentar diante dela. E a grande questão é: O que tem valor para Deus? O que pode agregar mais peso na balança divina? Como não ser achado em falta diante d’Ele?
A Palavra nos alerta sobre isso:
"TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta." (Daniel 5:27)
Muitas pessoas tentam se apresentar diante de Deus através de sacrifícios, acreditando que Ele se agradará de jejuns prolongados, ofertas generosas, muitas horas de oração ou até mesmo pelo árduo trabalho na igreja. Mas será que esses esforços, por si só, realmente têm peso na balança divina?
A resposta é não e sim! O problema não está nas obras em si, mas na motivação do coração. Deus não avalia apenas o que fazemos, mas o porquê fazemos.
"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações." (Jeremias 17:9-10)
A Verdadeira Justificação Diante de Deus
Na balança de Deus, quanto mais perdemos, mais ganhamos! Isso parece um paradoxo, mas Jesus nos explicou:
"Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho, esse a salvará." (Marcos 8:35)
O apóstolo Paulo também esclarece que a verdadeira justificação não vem das obras, mas da fé em Cristo:
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2:8-9)
Isso significa que as boas obras só têm valor quando são fruto do Espírito Santo em nós. Quando nossa carne é mortificada e vivemos segundo o Espírito, então nossas ações se tornam um reflexo da graça que recebemos:
"E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências." (Gálatas 5:24)
Ou seja, o que nos justifica diante de Deus é "sola gratia" (somente pela graça). Quando permanecemos em Cristo, obedecendo a Ele e sendo guiados pelo Espírito, não teremos dúvidas sobre o que é certo. Faremos boas obras não por vaidade ou interesse próprio, mas por gratidão ao Deus que nos salvou.
"Porque somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas." (Efésios 2:10)
Qual Tem Sido a Sua Motivação?
Se hoje você fosse pesado na balança de Deus, será que seria achado em falta?
Reflita: Você tem feito a obra por amor e gratidão ou por reconhecimento e autojustificação?
Que o Senhor nos ajude a viver não para nós mesmos, mas para Ele, pois somente Nele encontramos verdadeira justificação e valor diante de Deus.
"Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." (Romanos 11:36)
🔥 Compartilhe essa mensagem e edifique mais vidas!
Comentários
Postar um comentário
"Deixe seu comentário e compartilhe suas reflexões! Sua opinião é muito importante para nós e pode edificar outras vidas. Por favor, mantenha um tom respeitoso e construtivo ao interagir."