Antes da sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra.(Provérbios 18:12)
Não existe um defeito maior da moralidade humana que possa torna alguém tão impopular, e mesmo assim não existe defeito mais difícil de ser detectado em nós mesmos, do que o orgulho, Quanto mais o temos, menos gostamos de vê-lo nos outros. Posso salientar que a origem do mal deriva da presunção. É por causa do orgulho que lúcifer se tornou o que é (Ezequiel 28:12). O orgulho leva-nos, a todos os outros pecados, é o estado mental mais oposto a Deus que existe.
Dificilmente aceitamos que os outros nós tratem como inferiores, ou não notem nossa presença, ou interfiram em nossos negócios, ou nos tratem com condescendência, ou se exibam ha nossa frente?”. O motivo é que o orgulho interior “amor-próprio” de cada um está sempre em confronto direto com o orgulho de todos os outros. Se me sinto incomodado com o sucesso do outro, é porque eu mesmo gostaria de ter alcançado este grande sucesso, o orgulho e essencialmente competitivo sem a qual não poderia sobreviver, imagina utopicamente um lugar onde todos poderiam ser iguais, iguais literalmente, mesma aparência física, mesma situação de saúde, e por ai em diante, um ambiente como este não nutriria hipoteticamente um sentimento de orgulho, um ambiente estático.
É a comparação que torna uma pessoa orgulhosa: o prazer de estar acima do restante dos seres. Eliminado o elemento de competição, o orgulho se vai. Não podemos confundir competição com orgulho, o orgulho usa-se da competição para sobrevier, mais não é originário dela, a competição e uma questão de coeficiente comum, exemplo de uma maçã para dois, o mais esperto fica com a maçã, o orgulho surge quando alguém que não está com fome compete não pela maçã mas pelo prazer de possuí-la, portanto podemos afirmar que por ser competitivo o orgulho nasce de dentro do homem, um vírus implantada na humanidade. - Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem impuro". Marcos 7:21-23
- Assim diz o Senhor: "Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, Jeremias 9:23.
O orgulho é a causa principal das mazelas em toda a história da humanidade, em todos os lares desde que o mundo foi criado. Os outros males podem até mesmo habitar dentro das pessoas, e mesmo assim não impedi que haja amizade, companheirismo e fraternidade. O Orgulho porém representa sempre inimizade, é não só entre os homens, mas também entre o homem e Deus. O homem orgulhoso sempre olha de cima para baixo para as outras pessoas e coisas: é claro que, fazendo assim, não pode enxergar o que está acima de si. Isso levanta uma questão terrível.
Como podem existir cristãos evidentemente cheias de orgulho e se declararem santificados a Deus, fazem milagres e maravilhas em nome de Jesus que ainda não conheceram, na prática, passam o tempo todo a imaginar o quanto ele as aprova e as tem em melhor conta que ao resto dos comuns mortais. Ou seja, pagam com um pouco de humildade encenada, para ganhar centenas ou milhares de porções em aplauso e crescente orgulho doentio.
“Nem todo que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi abertamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade!” (Mateus 7:21-23).
Como dito este vírus deve ser combatido na sua origem, ...e disse: "Eu asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus. (Mateus 18:3), antes que ele comprometa o bem mais precioso que um cristão pode alcançar a nossa salvação.
Quantos lideres religiosos, e té mesmo crestões praticantes tem vivido um cristianismo pelos motivos errados, procurando honra da maneira errada, querendo a aprovação de Deus através de seus próprios esforços e talentos, Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne. (Colossenses 2:23)
Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.(Tiago 3:13)
Que possamos nos humilhar perante Deus, para que ele cresça todos os dias em nossa vida.
Referencia: C.S.Lewis "Cristianismo Puro e Simples",
Altor: Dellobato
Comentários
Postar um comentário
"Deixe seu comentário e compartilhe suas reflexões! Sua opinião é muito importante para nós e pode edificar outras vidas. Por favor, mantenha um tom respeitoso e construtivo ao interagir."